Helena Sbeghen e seu universo particular
17/03/2018 por Thatiana Mazza
Ideafixa

Helena Sbeghen é uma ilustradora brasileira que reside em Barcelona, na Espanha. Nascida na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, Helena sempre teve apreço pela arte, fosse pela pintura ou pelo desenho.
Helena cursou 1 ano de arquitetura em sua cidade, até decidir abandoná-la para estudar design gráfico em São Paulo. Durante o curso, bem como nos trabalhos que teve em revistas e estúdios, a artista sempre tentou utilizar a ilustração, porém nunca pensou que um dia essa seria sua profissão.
Foi durante o Inktober que tirou suas ilustrações do papel e mostrou para o mundo, em sua conta no Instagram. Isso fez com surgissem novas oportunidades como freelancer para ilustrar revistas e projetos pontuais. Aos poucos, a artista pôde seguir com sua vocação.
Seus desenhos trabalham conceitos marcantes da geometria, em um misto de cores fortes. A ilustradora gosta de explorar variadas formadas, cercas por combinações de cores fantásticas.
A artista conta que inspira-se nas mais variadas formas do corpo feminino para desenvolver seu trabalho. Principalmente ao levantar questões sobre os padrões de beleza e a naturalização da nudez. “Eu acho que é um problema que a nudez feminina seja sempre vista como algo sexual, e não como algo natural. Se a gente tratasse a nudez como algo naturalizado, nosso corpo seria visto de forma diferente”, conta.
Helena também enxerga seu trabalho como uma forma de explorar a própria auto estima e sua relação com o próprio corpo, além de ajudar outras mulheres a lidarem com essas questões. As mulheres retratadas em suas ilustrações têm proporções maiores, e diferem do padrão de beleza comum, especialmente quando dentro de um contexto para atender ao desejo masculino. A ilustradora acredita na arte como uma ferramenta de debate, e que ela pode sim, questionar o status quo.
No ano passado, quando mudou-se para Barcelona, a artista foi convidada a pintar um mural, em um café e espaço de coworking na cidade. Helena comenta que foi um grande desafio. Como sempre fez desenhos pequenos, teve de aumentá-los e encaixá-los em um total de 5 metros de área. “Trabalhei para alinhar a criar uma harmonia entre as ilustrações, porque as paredes não eram retas. Foi maravilhoso. Nunca imaginei que isso poderia acontecer. Eu só tenho a agradecer por isso”, conta Helena.
Você pode conferir mais do trabalho da artista em seu Instagram.